A construção do número operatório
Classificação, seriação e numeração.
Classificação, seriação e numeração.
Se
for realizada uma pesquisa para saber qual matéria curricular é temida pela
maioria dos alunos creio que essa seria a matemática, por ser ela uma matéria
complexa, com muitas regras a serem seguidas e por esse motivo vem a tornar -
se de difícil compreensão para alguns.
Seria
talvez menos traumática se desde os primeiros anos os educadores tivessem a
possibilidade de intervir no processo educacional da construção do conceito do
número.
Para
Jean Piaget, além de explicar o desenvolvimento cognitivo, investigou como se
processa a construção do conceito de número pela criança. Piaget propôs que o
desenvolvimento cognitivo se processa em 4 estágios:sensório-motor (0 - 2
anos);pré – operacional (2-6 anos);operações concretas (7-11anos),e operações
formais (12 anos em diante).Isso significa que a inteligência se modifica com o
passar do tempo.Lembrando que somente nos dois primeiros estágios é que o
processo de conceito de número se interioriza na criança.
Partindo
desde ponto entendemos que a criança deve vivenciar interagir com o que se esta
sendo aprendido, ou seja, o educador deve demonstrar através de situações e até
mesmo com materiais o que se esta sendo transmitido ao educando. Dessa forma o
professor veria que mesmo com os erros a criança poderá aprender, visto que ela
ira perceber o seu erro ou seu acerto.
O
educador então deverá propor diálogos, plantão de dúvidas, retomar,
corrigir, analisar, usar ou mudar estratégias, observar, avaliar e, sobretudo
ajudar a resolver concomitantemente.
Percebemos que as intervenções devem ser constantes e feitas
de maneira correta para que se possa ter um melhor aproveitamento do
aprendizado, lembrando sempre do professor ser o mediador das situações.
0 comentários:
Postar um comentário