Intervensão


A construção do número operatório 
Classificação, seriação e numeração.


Se for realizada uma pesquisa para saber qual matéria curricular é temida pela maioria dos alunos creio que essa seria a matemática, por ser ela uma matéria complexa, com muitas regras a serem seguidas e por esse motivo vem a tornar - se de difícil compreensão para alguns.

Seria talvez menos traumática se desde os primeiros anos os educadores tivessem a possibilidade de intervir no processo educacional da construção do conceito do número.

Para Jean Piaget, além de explicar o desenvolvimento cognitivo, investigou como se processa a construção do conceito de número pela criança. Piaget propôs que o desenvolvimento cognitivo se processa em 4 estágios:sensório-motor (0 - 2 anos);pré – operacional (2-6 anos);operações concretas (7-11anos),e operações formais (12 anos em diante).Isso significa que a inteligência se modifica com o passar do tempo.Lembrando que somente nos dois primeiros estágios é que o processo de conceito de número se interioriza na criança.

Partindo desde ponto entendemos que a criança deve vivenciar interagir com o que se esta sendo aprendido, ou seja, o educador deve demonstrar através de situações e até mesmo com materiais o que se esta sendo transmitido ao educando. Dessa forma o professor veria que mesmo com os erros a criança poderá aprender, visto que ela ira perceber o seu erro ou seu acerto.

O educador então deverá propor diálogos, plantão de dúvidas, retomar, corrigir, analisar, usar ou mudar estratégias, observar, avaliar e, sobretudo ajudar a resolver  concomitantemente.

Percebemos que as intervenções devem ser constantes e feitas de maneira correta para que se possa ter um melhor aproveitamento do aprendizado, lembrando sempre do professor ser o mediador das situações.


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