Atividades com ábaco













Realização da atividade e questionamentos:
Proposta realizada com alunos do 5ºano

Começamos a atividade questionando: vocês conhecem o ábaco? Já ouviram falar sobre ele? Onde? Pra vocês o que acham que seja o ábaco? A partir das respostas dadas, falamos um pouco sobre esse objeto respondendo as seguintes indagações: O que é um ábaco? Para que serve? Qual a sua importância na antiguidade? Quais os tipos? Entre outras. Em seguida construirmos o ábaco da seguinte maneira:
1)      Passo: Os alunos fincaram os palitos de churrasco na barra de sabão;
2)      Passo: colocaram algumas tampinhas (previamente furadas) nos palitos. Assim o material já estará pronto
   Consequentemente, explicamos que cada palito representa as unidades, dezenas, centenas e unidades de milhar, na qual algumas transformações facilitarão os cálculos, como podemos ver logo abaixo:
   Ex: 10 unidades equivalem a 1 dezena;
         10 dezenas equivalem a 1 centena, ou 100 unidades;
         10 centenas equivalem a 1 unidade de milhar, ou 1000 unidades, assim sucessivamente.
   Com essas explicações pedimos que os alunos representassem alguns números no ábaco como podemos ver nos exemplos acima, com o objetivo de que eles pudessem compreender e aprender o valor posicional de cada número e facilitasse no momento de fazer os cálculos.
    Em seguida introduzimos a adição para resolução de alguns cálculos com o ábaco, explicando como seriam feitos o processo de adicionar. . Esse exemplo mostrou como os nossos antepassados faziam os cálculos e também para que eles compreendessem o sistema de numeração decimal além de como fazemos os cálculos atualmente.
   Ao término da atividade retomamos alguns pontos importantes para que os discentes assimilem mais o conteúdo trabalhado. 

Sobre a aula:
Os alunos ao começarem a realizar os exercícios propostos,mostraram –se surpresos com esse modelo de calculo e tiveram um pouco de dificuldade,inclusive muitos queriam entender como antigamente eles conseguiam realizar tais procedimentos ,pois estavam se “enrolando todos”.
Ao longo da atividade eles começaram a se familiarizar com o ábaco,uma vez que eles mesmos produziram e no decorrer das aulas introduzi,logo após eles compreenderem a posição de cada numero na casa correta,a operação da adição representada pelo ábaco.
Os alunos acharam o máximo e demonstraram se muitos receptivos com esse trabalho.
As perguntas para eles foram :
1) Como será que representamos a dezena,centena,milhar no ábaco?
2) Como fazer uma conta de adição através do ábaco?
3) Como é feita a contagem? Como representar cada quantidade?



1 comentários: