Realização
da atividade e questionamentos:
Proposta
realizada com alunos do 5ºano
Começamos
a atividade questionando: vocês conhecem o ábaco? Já ouviram falar sobre ele?
Onde? Pra vocês o que acham que seja o ábaco? A partir das respostas
dadas, falamos um pouco sobre esse objeto respondendo as seguintes
indagações: O que é um ábaco? Para que serve? Qual a sua importância na
antiguidade? Quais os tipos? Entre outras. Em
seguida construirmos o ábaco da seguinte maneira:
1) Passo: Os alunos fincaram os palitos
de churrasco na barra de sabão;
2) Passo:
colocaram algumas tampinhas (previamente furadas) nos palitos. Assim o material
já estará pronto
Consequentemente, explicamos que cada palito representa as unidades, dezenas,
centenas e unidades de milhar, na qual algumas transformações facilitarão os
cálculos, como podemos ver logo abaixo:
Ex: 10 unidades equivalem a 1 dezena;
10 dezenas equivalem a 1 centena, ou 100 unidades;
10 centenas equivalem a 1 unidade de milhar, ou 1000
unidades, assim sucessivamente.
Com essas explicações pedimos que os alunos representassem alguns números no
ábaco como podemos ver nos exemplos acima, com o objetivo de que eles pudessem
compreender e aprender o valor posicional de cada número e facilitasse no
momento de fazer os cálculos.
Em seguida introduzimos a adição para resolução de alguns cálculos
com o ábaco, explicando como seriam feitos o processo de adicionar. .
Esse exemplo mostrou como os nossos antepassados faziam os cálculos e também
para que eles compreendessem o sistema de numeração decimal além de como
fazemos os cálculos atualmente.
Ao término da atividade retomamos alguns pontos importantes para que os
discentes assimilem mais o conteúdo trabalhado.
Sobre a
aula:
Os alunos
ao começarem a realizar os exercícios propostos,mostraram –se surpresos com
esse modelo de calculo e tiveram um pouco de dificuldade,inclusive muitos queriam
entender como antigamente eles conseguiam realizar tais procedimentos ,pois
estavam se “enrolando todos”.
Ao longo
da atividade eles começaram a se familiarizar com o ábaco,uma vez que eles
mesmos produziram e no decorrer das aulas introduzi,logo após eles
compreenderem a posição de cada numero na casa correta,a operação da adição
representada pelo ábaco.
Os alunos
acharam o máximo e demonstraram se muitos receptivos com esse trabalho.
As perguntas para eles foram :
1) Como será que representamos a dezena,centena,milhar no ábaco?
2) Como fazer uma conta de adição através do ábaco?
3) Como é feita a contagem? Como representar cada quantidade?
obrigada mais vc nao ajudou nada
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