Materiais de Apoio




De acordo com a teoria defendida por Maria Montessori (1870-1952), a educação deve ser efetivada, respeitando a fase de desenvolvimento da criança, já que a mesma trás consigo uma bagagem que disponibiliza a aprendizagem sem ajuda do outro, aprendendo naturalmente. Sendo assim, o professor dentro da sala de aula deve ser somente um facilitador do ensino-aprendizagem, com o dever de direcionar a criança para que a mesma siga o seu caminho sem perder o foco, deixando-a livre.
Seguindo sua teoria, Montessori foi responsável pela criação de materiais de apoio que possibilitam que a criança tenha contato, manuseando-os. Entre esses materiais estão os: dominó, material dourado, encaixes geométricos, material das cores, entre outros. Projetados no intuito de desenvolver o raciocínio lógico, fazer a criança por ela mesma, perceber os possíveis erros que comete, trabalhar com os sentidos das crianças, etc.

MATERIAL DOURADO

O uso deste material é destinado para o ensino-aprendizagem do sistema de numeração decimal-posicional e dos métodos para efetuar as operações com algoritmos, de uma forma mais divertida e menos cansativa, por permitir que a criança tenha o contato direto e concreto.
MALBA TAHAN

Assim como Maria Montessori, Júlio Cesar de Mello e Souza (1885-1921), mais conhecido como Malba Tahan, define a utilização de instrumentos de apoio para o ensino da matemática, transformando-a em uma brincadeira que ao mesmo tempo em que é uma forma de recreação, é também útil para a aprendizagem dos números.
Considerando uma pessoa que “estava muito além do seu tempo” (Antonio José Lopes Bigode), era contra o ensino tradicional da matemática e não reprovava seus alunos, utilizando sempre a criatividade e manipulação de objetos, administrava suas aulas de uma maneira dinâmica e divertida.
Ficou conhecido em todo pais, por suas técnicas de ensino, palestras realizadas e por sua didática que poderia revolucionar o ensino.

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